segunda-feira, 17 de abril de 2023

Por Outras Palavras

 ...

" Essa dúvida dos incêndios

arrefece-me a pele. Também o arco-íris se transferiu para a minha cabeça.

Arquitectos respiram os edifícios do meu sono.

Subo pelo coração morto de júbilo carregando uma candeia extinta.

O simples é simples.

Viver é outra coisa."

Joaquim Pessoa

...

Morreu hoje Joaquim Pessoa. Deixa mais de 30 livros publicados e poemas que fizeram as mais belas canções. Temos o conforto que um Poeta nunca morre.

De tantos poemas que escreveu e que eu tanto gosto, tais como "Amélia dos Olhos Doces", "Lisboa, Menina e Moça", " A Tua Boca", " Houve uma Ilha em Ti", tantos  e tantos, escolhi este que aqui vos deixo, que copiei do livro,  Por Outras Palavras, que guardo com carinho e com a dedicatória deste grande poeta.

Viver é outra Coisa, tu sabias Joaquim Pessoa****

Abraço e brisas doces ***

maria loBos

22 comentários:

Maria disse...

Tanto amor e tanta ternura nas palavras do Poeta...
Abraço, Lobinha.

Roselia Bezerra disse...

"Também o arco-íris se transferiu para a minha cabeça."

Olá, querida amiga Maria!
Segundo post que tenho lido hoje do Joaquim Pessoa.
Temos que valorizar os nossos.
Escolheu um precioso trecho bem profundo.
Que as cores poéticas deixadas por ele encham a dor da saudade dos que ficaram!
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos

Caderrno de San disse...

Nunca mais errarei o teu Maria, risos!
Não conheci a poesia de Joaquim Pessoa. Por ter visto aqui e agora, este poema e u breve necrológio, fui buscar outros poemas do poeta do amor como um dia foi chamado.
Abraços, minha amiga MARIA!, risos. Em caixa alta, para não esquecer e porque o mereces!

O Árabe disse...

Não o conhecia, amiga, mas gostei muito! Obrigado por nos teres apresentado e meus sentimentos pela perda de todos nós. Meu abraço, boa semana!

Fatyma Silva disse...

Um Poeta não morre, fica eternizado em seu legado.
Meus sentimentos a familiares e amigos.

Um abraço

chica disse...

Triste perda mas , por sorte, as obras permanecem...

beijos, chica

Fá menor disse...

RIP
Gostei desta homenagem, amiga Maria. Belo poema que escolheste.

Beijinhos e tudo de bom!

silvioafonso disse...

Joaquim Pessoa.
O poeta do amor que não resistiu aos
olhos doce de Amélia.
Eu li "Os Dias da Serpente" que, se
não me falha a memória é dele e que
eu muito gostei quando li. Sinto muito,
poeta, mas é sacanagem deixar a doença
dobrá-lo como dobrou. Descanse em paz.

Majo Dutra disse...

Este poema é inquietante...
Lamento a partida do poeta, deixa uma bela obra.
Bonita e louvável homenagem.
Dias lindos e poéticos... Bjnhs
~~~~~~~~

Ana Freire disse...

Uma belíssima homenagem! Conhecia as letras, dos vários temas musicais que a Maria mencionou... e não sabia o nome do poeta... lá está... as obras dos grandes poetas, vão permanecendo para sempre... e sendo redescobertas...
Um beijinho! Continuação de uma boa semana!
Ana

Olinda Melo disse...


Cara Maria

Muito triste com a notícia da morte de Joaquim Pessoa.
Tenho-o publicado amiúde o que mostra bem como aprecio
os seus poemas e a sua prosa.
A sua obra ficará.
Vou publicar um poema dele.
Muito obrigada.
Beijinhos
Olinda

brancas nuvens negras disse...

Uma homenagem merecida a que me associo.

Graça Pires disse...

O poeta Joaquim Pessoa não morreu. Ficará para sempre dentro dos nossos corações e na memória das palavras que tão bem soube usar nos poemas.
Tudo de bom, minha Amiga.
Uma boa semana.
Um beijo.

Majo Dutra disse...

Vem celebrar comigo a paz e a liberdade no 'A Vivenciar...'
Boa semana, amiga. Abraços.
~~~~~~~~~~~~~~~~

Majo Dutra disse...

Tenho no 'A Vivenciar' um poema da nossa notável Poeta, Sophia Andresen...
Vai gostar... Abraços
~~~~~~~

AnaMar (pseudónimo) disse...

Sim, uma morte sentida.
E tu, por onde andas?
Beijos Miúda gira. E saudades.

A Casa Madeira disse...

Não a morte quando se tem o dom das palavras.
Bom finalzinho de mês.
janicce.

Majo Dutra disse...

Hoje, tenho um soneto no blog da Gracita...
Beijinho
https://sonhossepoesia.blogspot.com/
~~~~~~~~~~

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida amiga Maria!
Obrigada pelo carinho por lá, tenha um feliz e abençoado Maio!
Beijinhos

Olinda Melo disse...


Relendo este belo poema de Joaquim Pessoa
e desejando-lhe uma bela semana.
Grata pela leitura dos meus posts e pelas
suas amáveis palavras.
Tudo de bom, Maria.
Beijinhos
Olinda

Jornalista Douglas Melo disse...

Amiga Maria,
Poetas não morrem, se eternizam em palavras.

“A vida oferece-nos tudo, até ao dia em que tudo devolvemos à vida. E o pouco tempo que nos foi concedido, mesmo quando dele gozamos uma sensação de permanente sucesso, não é mais, afinal, do que um fracasso bem sucedido!” - “Joaquim Maria Pessoa”

Um carinhoso abraço e bom fim de semana!!!

Majo Dutra disse...

Sinto a sua falta, querida amiga.
Quando você vai voltar?!
Eu continuo esperando-a!
Tenha um outono ameno, agradável e feliz.
Um grande abraço. 💐💌
~~~~~~