quinta-feira, 21 de abril de 2022

Está Aí Alguém?

 


 

Ai como grita o silêncio

e faz eco nas paredes das casas mortas.

A terra lavrada em socalcos de medo e sangue.

As árvores esventradas sem nome e sem ninhos

E o sol negro queimando o que resiste.

O tempo afogou-se na enchente da agonia.

Nem vozes, nem passos, nem luz.

Só um corpo se arrasta pela estrada nua,

de alma rasgada, 

mas a sua voz teima por entre os escombros,

 Está Aí Alguém ?

                            Está Aí Alguém?

                                                      Está Aí Alguém? 

 

 maria loBos*

 

Podem achar que a fotografia não tem nada a ver com o texto.

Foi de propósito.

Quero deixar um sinal de esperança, pois acredito que apesar de toda a tragédia que nos rodeia, vamos sempre encontrar uma estrada que nos vai levar a bom caminho.

(foto da filhota mais nova)** 

55 comentários:

chica disse...

Linda foto da tua filha e belas palavras de esperança pra justificá-la!

E, por vezes o silêncio parece mesmo gritar! beijos, chica

Roselia Bezerra disse...

Bom fim de noite, querida amiga!
Um tipo de foto que marca a resiliência e o mundo está em constante exercício de força a vencer desafios.
Há muitos solitários em busca de sobreviventes.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos carinhosos e fraternos

Graça Pires disse...

Chegou-me aqui o grito do silêncio habitado por tanta melancolia, minha Amiga. Belíssimo, o poema! A fotografia da filhota é tão delicada que convoca a nossa esperança.
Obrigada pelos comentários (tantos) que me deixou.
Muita saúde.
Um beijo.

Fá menor disse...

Gostei muito, querida amiga!

Acho que a foto até tem tudo a ver.
Há sempre um grito que rompe por entre os silêncios a que nos votam. Um grito de aflição, um grito de dor, um grito de esperança!

Quem ouvirá os nossos gritos?

Que a Esperança nunca se desvaneça!

Beijinhos e tudo de bom!

Ana Bailune disse...

Olá!
Acho que a foto tem tudo a ver com o poema. Senti as flores crescendo no silêncio, apesar da angústia das raízes em achar alimento no solo que parece seco.
Achei muito bonito!

- R y k @ r d o - disse...

Por vezes existem silêncios que são ensurdecedores. Belo poema.
.
Cumprimentos poéticos..
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Fatyma Silva disse...

Um grito que rompe o silêncio!
Lindo poema!

Bom fim de semana.

Um abraço

Fatyma Silva disse...

Lindo blog gostei do que li e vi.

Vou ficando aqui.

Beijos

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de sábado, querida amiga!
Venho lhe desejar um final de semana abençoado e agradecer seus comentários tão sensíveis que me deixou nos blogs.
Seja feliz e abençoada!
Beijinhos carinhosos e fraternos

zaratustra disse...

um silêncio que grita
está lançada a metáfora
são tantos os silêncios que nos ocupam os dias.
porque gostei do que vi vou ser visita assídua

Malindha Erba disse...

Feliz domingo ^^

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Maria!
Li mais de uma vez esse seu belíssimo poema, que diz bem do talento da poeta.
Meus parabéns!
Aproveito o ensejo para dizer a você que fiquei muito contente com a sua visita e com os seus quatro gentis comentários sobre os meus poemas, que muito me honrou.
Conheci seu blog agora, já o sigo e logo colocarei na minha lista de blogs amigos, que fica na coluna do meu blog.
Votos de uma feliz semana, com saúde e paz.
Um braço.

Fatyma Silva disse...

Olá amiga!
Passando para retribuir sua visita ao meu cantinho e te desejar uma feliz nova semana
com saúde e muita paz.

Beijinhos

Lucinalva disse...

Olá Maria
Poema reflexivo, o silêncio muitas vezes, fala forte, abraços.

O Árabe disse...

Acho que tem tudo a ver, Maria; a resiliência é como uma flor que brota no deserto e nos dá forças para manter a esperança e seguir em frente. Adorei o post! Meu abraço, boa semana.

A Paixão da Isa disse...

obrigada pela sua vesita no meu cantinho volte sempre que lindo poema bjs saude

tulipa disse...


OLÁ
apareceu recentemente a visitar um dos meus blogues
sim, digo um porque tenho cinco

Sobre a fotografia tem tudo a ver com o poema e já agora, muitos parabéns à filhota mais nova, leva jeito para a coisa...captar imagens ao nível do chão não é para todos, nota-se que tem sensibilidade para a fotografia

Pois é...precisamos tanto de sinais de Esperança
nunca me senti tão insegura neste mundo!

Além de vir agradecer a sua visita
venho também convidar para o mais recente post que fiz
aqui:
http://tempolivremundo.blogspot.com/
espero que goste!

A semana passada foi tempo de aniversário
e fiz 2 posts sobre esse meu dia especial
Beijinho

Alice Alquimia disse...

Estamos aqui todos nós e nossos silêncios.

AnaMar (pseudónimo) disse...

Claro que estou.
Até estou, quando tu não estás :-)

Muito bom ler-te. Sempre.

(Linda foto de esperança).
Beijosssssssssssssssss

Manuel Veiga disse...

gostei do poema
que me faz lembrar um certo "optimismo da vontade" e
uma boa dose de "pessimismo da razão"

muito obrigado pela visita ao meu "velho" relogio de pêndulo

abraço

Rosa dos Ventos disse...

Gostei do poema e da foto!
Sou uma optimista militante!

Abraço

MM - Lisboa disse...

Nos tempos que correm, de guerra, imagino, infelizmente, que muitos gritarão a ermo, tentando saber se há quem os possa salvar, por perto.
A esperança é sempre a última a morrer (engraçado que no meu último post também utilizei uma imagem desse género). Saudações poéticas!

Jaime Portela disse...

Gostei muito do seu poema, é magnifico.
E a foto tem tudo a ver com o poema, foi bem escolhida.
Continuação de boa semana, querida amiga Maria Lobos.
Beijo.

João Santana Pinto disse...

A vida é dura, a imagem é de esperança e o amanhã? Esse será sempre um outro dia, repleto de novas oportunidades e de pequenos bons momentos como o da fotografia. Por vezes tudo o que necessita para alimentar a alma é pouco mais do que um pouco de sol e um pouco de natureza.
Abraço e boa semana, gostei da esperança

Maria disse...

Não estou muito mas passo de vez em quando.
Gostei de te ler e partilho do mesmo sentimento. Ah e gostei da foto.
Abraço, Lobinha de olho azul.

Olinda Melo disse...


A foto diz-nos de um mundo ressequido onde ainda
poderemos encontrar uma réstia de esperança...
Vida brotando quando tudo à volta se esmaece.
E o poema tão belo na sua trágica constância
de encontrar o equilíbrio no meio do nada
que se impõe nas nossas vidas.

Bom fim de semana.
Beijos
Olinda

SOL da Esteva disse...

A imagem é marcante e reflecte a verdade do Poema. Sempre há alguém brotando, com a Esperança. Podemos afirmar da presença de alguém.
Amei.



Beijo
SOL da Esteva

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde!
E a voz do silêncio foi um grito que explodiu no poema e no tempo.
Neste tempo actual!
Muito sentido e cheio de sensibilidade.
A foto da filhota faz todo o sentido com a mensagem do poema.
E que o fim-de-semana seja em paz e com saúde.
Beijinhos para ambas.
:)
PS-Muito obrigada pelos generosos comentários deixados no meu Maresias
:)

Maria disse...

ola bom diaaa

Irma disse...

Thank you for visiting my blog.
This is a beautiful poem you have written.
Greetings Irma

Maria Rodrigues disse...

Um poema sentido, com muita nostálgia mas com um raio de esperança, nessa pergunta que faz.
A foto é linda e está em sintonia com o poema, pois há que manter a esperança ao longo da nossa caminhada pela vida.
Beijinhos

O Árabe disse...

Meu abraço, amiga; boa semana. Aguardo o próximo post.

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Maria, vim conhecer seu blog através do Pedro Luso!
Adorei seu poema, com tudo que a vida nos oferece e também bloqueia, mas senti uma voz de ânimo e de resistência! A plantinha nascendo entre pedregulhos, mostra força e decisão a dizer: avante, não esmoreça, você vencerá!
Muito bonito! Aplausos.
Já estou lhe seguindo, vim pela manhã e estou voltando.
Um beijo daqui do sul do Brasil.

Edite Lima disse...

Uma bela foto de uma planta despontando por entre pedregulhos , remete sim à esperança . Gosto de fazer esse paralelo com a natureza que está sempre a nos ensinar algo. Belas palavras tb . Abraços .
https://kantinhodaedite.blogspot.com

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Maria, deixei uma resposta pra você
na minha última postagem!
Muito obrigada pelo teu carinho.
Também voltarei sempre, amiga, estarei
aqui para ler os cantos lindos que sairão de tua alma.
Beijinho.

A.S. disse...

Por vezes as palavras
quanto mais silenciosas
mais presentes!
Vão rendilhando as horas
como lábios que beijam por detrás das sílabas.

Brisas doces...

Isamar disse...

Olá Parapeito,
A Filha tem muito jeito para a fotografia :)
Emocionante este seu texto, faz-nos refletir. Gostei muito!
Desejo-lhe um fim-de-semana muito feliz.
Beijinhos

Marta Vinhais disse...

Alguém há de responder.... podemos pensar que estamos numa estrada deserta, sem fim, mas vamos encontrar uma voz....
Lindo...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

AC disse...

Há sempre alguém, Maria, por mais que demore. É que o tempo, esse maravilhoso arquitecto, é avesso a ser domado.

Um abraço :)

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Gosto de ler
o que vc escreve.
Bjins
CatiahoAlc.

Jaime Portela disse...

Passei para ver as novidades.
Mas gostei de reler o seu magnífico poema.
Boa semana, amiga Maria Lobos.
Beijo.

Manuel Veiga disse...

"quero deixar um sinal de esperança"....
como não gostar, Maria Lobos?

beijo

O Árabe disse...

Meu abraço, amiga; boa semana. Continuo no aguardo de novo post.

lis disse...

Gostei muito da postagem, dos inais que precisamos para continuar na luta..
agradeço sua passagem pelo meu.
Deixando abraços com carinho

Teresa Isabel Silva disse...

O silencio por vezes é mesmo muito barulhento!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

São disse...

Haja esperança e que se concretize!


Gostei de a conhecer!

Abraço :)

Mariazita disse...

Olá, Maria
Antes de mais nada… parabéns à filhota pela foto, que está excelente e, no meu entender, perfeitamente adequada ao tema do poema. Apesar do solo adverso, a flor “teima por entre os escombros”. Perfeito!
O poema é lindíssimo, de uma grande profundidade. Muitas vezes o silêncio fala mais alto do que os mais altos gritos. Adorei!

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

SOL da Esteva disse...

Relendo, revendo amando...



Beijo
SOL da Esteva

A.S. disse...

Voltei, para te reler e desejar um bom fim de semana!

Beijo.

zaratustra disse...

Ai como grita o silêncio
belíssima forma de começar um lindo poema

Fatyma Silva disse...

É como grita o silêncio!
É para uma profunda reflexão, pois quantas coisas passam em nossos pensamentos e por algum motivo silenciamos, não é mesmo?

Te desejo um feliz fim de semana e um abençoado domingo.

Beijinhos

António Silva disse...

Wow! Este é daqueles poemas que acertam em cheio!

MARILENE disse...

Se não abraçamos a esperança não conseguimos caminhar. Gostei muito dos seus versos. Abraço.

Ana Freire disse...

Uma imagem incrível, super bem conjugada, com este momento poético de excelência, e que não poderia traduzir melhor, estes tumultuados tempos de agora...
Adorei esta publicação, Maria! Assertividade e sensibilidade num mix perfeito! Beijinhos!
Ana

silvioafonso disse...

Vc disse que a estória era meio
safada, pois vou te adiantar que
safado por inteiro sou eu, seu
amigo (risos)
Um beijo e muito obrigado.