sexta-feira, 1 de março de 2024

Janela


Meu coração é um pássaro.

Todos os dias voo em direcção à tua janela.

Mas tu partiste.

.........................                    .........................


A tarde está dourada, a minha alma serena

Da minha janela, olho para a tua agora fechada.

Vai longe o tempo, em que todas as tardes a abrias para acenares e sorrires,

As estações  passam e o mundo sem esperar se veste de novo e as lembranças,

contra minha vontade, começam a perder o viço.

Tento adivinhar o silêncio guardado entre as paredes 

que seguram a janela que foi tantas vezes primavera.

Tu partiste, mas eu teimo em acreditar que está próximo o dia 

em que a tua janela se vai abrir e deixar sair todos os segredos enterrados na poeira do silêncio.

Quero tanto que as tardes voltem a ser douradas, na certeza que no final do inverno, vem a primavera

colorindo tudo e tu, da tua janela,

voltas a sorrir e ser sol.


A janela continua fechada.


Abraço e brisas doces **

maria loBos

46 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Maria!
Que lindo!
Também tenho a janela do meu coração fechada.
Os segredos continuarão enterrados.
Sei bem como é perder o viço contra nossa vontade.
Gostei muito e me identifiquei.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno

Fá menor disse...

Belíssimo, na sua tristeza.

Há janelas que se nos fecham sem remédio; mas que novas primaveras vicem!

Beijinhos, amiga! Tudo de bom!

Jornalista Douglas Melo disse...

Amiga Maria,
A janela esta meio fechada, meio aberta, deixando passar este teu belo poema pelas frestas.
Um abraço e boa semana!!!

Olinda Melo disse...


Querida Maria

Li e reli com emoção esse seu texto,
palavras que nos ficam no fundo do
coração. Saudades de alguém, do seu
sorriso, do seu aceno, da sua presença.
E a janela, ali, a marcar o ritmo desse
sentir.

Adorei.

Beijinhos
Olinda

Graça Pires disse...

A melancolia a dizer-nos quanto são importantes as palavras para gritarmos a ausência guardada no coração. Tão belo, tudo o que escreveu, minha Amiga das brisas doces.
Obrigada pelas palavras deixada no meu "ortografia". Tantas e cheias de carinho.
Tudo de bom
Uma boa semana.
Um beijo.

Jaime Portela disse...

Há amores que acabam, mas não para os dois lados.
Então, o coração do que continua a amar, voa para uma janela sem ninguém, na esperança do regresso ao passado.
Um excelente poema, gostei imenso.
Boa semana.
Um beijo, Maria Lobos.

CÉU disse...

Escreve tão bem e tão expressivamente, minha amiga.
Um dia a janela dele abrir-se-á.
Beijos e dias felizes.

chica disse...

Fico encantada com teu modo de escrever e poetar!
Lindo demais!
Bom te ver novamente!
beijos, tudo de bom,chica

A.S. disse...


Gostei muito de tudo que acabei de ler amiga querida!
Dentro do teu peito ainda pulsa um coração ardente, pleno de desejos e recordações,
no júbilo e na esperança de um reviver...

Abraços e brisas doces*****

Betonicou disse...

Querida Maria Lobos,

Acabei de ler o seu poema e fiquei profundamente tocado. A maneira como você usa a metáfora da janela para expressar sentimentos de perda e saudade, mas também de esperança, é muito poderosa. A mudança das estações que reflete as mudanças na vida e a passagem do tempo é uma ideia muito profunda. Parabéns por sua bela escrita. Beijos!

" R y k @ r d o " disse...

Poema deslumbrante que muito gostei de ler. Doce fascínio poético.
Saudações cordiais.

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Paz, querida amiga Maria!
Venho hoje lhe agradecer por seus lindos comentários em meus blogs, feitos com atenção e ternura.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

Flávio Cruz disse...

Lindo canto de amor e saudade! Que bom que voltaste, amiga! Meu abraço, boa semana.

lis disse...

Que bom deixar entrar seus versos pela minha janela...
Adorei a postagem!
Obrigada pelo carinho, sempre
Bons dias

BeatriceMar disse...

Boa tarde
Excelente poema, lindissímo na sua melancolia.
Agradeço a sua visita.
Muito grata!

brancas nuvens negras disse...

Quanta tristeza neste poema. Compreendo-o.

Maria Rodrigues disse...

Nostálgicas e profundas palavras, plenas de uma saudade imensa que aperta o coração.
Ficam as recordações para aliviar um pouco, a ausência de quem parte.
Gostei muito de a ver voltar.
Obrigado pelos seus gentis comentários.
Beijinhos

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Maria, que bom te ver na blogosfera novamente,
poemas tão lindos e expressivos, onde a saudade, o carinho, o amor brilham,
e com muita energia, não podem ficar longe!
Maravilhoso, amiga, te aplaudo!
Uma ótima semana, com muita paz e saúde!
Beijos, amiga, e grata pela tuas leituras tão carinhosas.
🌹🙏🌹

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Minha amiga falou desse blog e vim logo conhecer. Estou seguindo para não perder nadinha daqui. Bju

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Adoro poesia. Já tentei fazer, mas só os verdadeiros poetas conseguem. Parabéns, muito bonita.
Bju!!!!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...


Dizem que se uma porta se fecha, há uma janela que se abre.
Mas, talvez possa acontecer o contrário.
Um poema muito nostálgico mas muito belo na sua tristeza.
Se essa janela não se abrir nunca mais.
Talvez uma porta se abra.
Bem voltada e obrigada pela visita.
Um beijo
:)

Kasioles disse...

Cada vez que mires esa janela, despertará tu añoranza, los recuerdos tomarán vida y se abrirá la herida de tu corazón.
Un poema triste, pero lleno de sentimiento.
Ha sido un placer pasar hoy por tu espacio y leerte.
Cariños y buen fin de semana.
Kasioles

Kasioles disse...

Desde hoy, seré una más entre tus seguidores, deseo no perder el contacto con tus letras.
Agradecida por tus comentarios.
Más cariños.
Kasioles

Mariazita disse...

Olá, Maria
Adorei este poema, tão nostálgico e tão cheio de amor.
Também a mim se fechou uma janela, que não mais se abrirá...
Talvez um dia, numa outra dimensão.

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Jornalista Douglas Melo disse...

Amiga Maria,
Você está na minha homenagem ao Dia Internacional da Mulher” no BLOG ®DOUG.
Beijos e felicidades hoje e sempre!!!

Olavo Marques disse...

Olá Maria!

O poema está fantástico...
Deixa mesmo aquela sensação de quem ama esperançadamente e sem limites! Deixa também uma sensação de tristeza, pois dá a entender que esse dia poderá nunca chegar.

Abraços, bom fim de semana 🤗

SOL da Esteva disse...

Deslumbramento na saudade que cresce do outro lado da janela e se sente longe, intocável aos sentidos.Fica a mágoa e o contraponto de que o Amor está lá... distante e presente.
Magnífico, Maria Lobos. Parabéns.


Beijo
SOL da Esteva

SOL da Esteva disse...

Quando a ausência se torna saudade, dói e a ânsia cresce. Assim a janela bem representa o nosso estado, a nossa posição, o nosso desejo.
O Amor também dói...
Parabéns, Maria Lobos.

Beijo
SOL da Esteva

São disse...

Bom dia!

Um poema suavemente nostálgico, que muito me agradou.

Abraço com voto de boa semana.

A.S. disse...

Voltei para te reler.... e desejar uma boa semana!

Um abraço !

Flávio Cruz disse...

Eu seria capaz de jurar que já havia comentado esse post. Mas tudo bem: foi ótimo ler de novo o poema, que me parece cada vez mais belo! Meu abraço, amiga; boa semana. Feliz em ver-te de volta!

manuela barroso disse...

A nostalgia é um estado de alma deixando entrar poentes pela janela da melancolia.
E nascem poesias tão belas assim!
Brisas doces!

Laura. M disse...

Melancólocas palabras. Pero la ventana se abrirá de nuevo y traerá alegría a los recuerdos. En nada llega la primavera llena de luz y sus tardes doradas. Gtacias María
Buena noche.
Un abrazo.

Silent Movie - ©Theda Bara disse...

I really liked your way of poeticizing.
I join your blogging friends.
(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematographic greetings.
💋Kisses💋

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Marta Vinhais disse...

Mas abre-se a janela das memórias e nascem novos sorrisos...
Lindo...
Beijos e abraços
Marta

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Maria, meus parabéns pelo seu belo poema,
um canto procurando abrir as janelas que o tempo
fechou, esse tempo que muitas vezes é nosso vilão.
Aplausos!
Um ótimo fim de semana, paz e felicidade.
Abraços.

Juvenal Nunes disse...

A primavera é um momento de renovação da natureza que não acompanha a vida humana.
Retemos os bons momentos que recordamos na saudade que perpassa no poema.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Emília Pinto disse...

Tenho a certeza que estas tuas palavras nostálgicas deixa a quem as lê uma grande emoção, Maria. Todos temos uma janela que, antes se abria e agora se mantém fechada tentando assim, que nada se perca do seu interior. Foram-se as pessoas e com elas todo o bulicio alegre que tanto preencheram a nossa vida; ficaram as memórias e uma tremenda saudade; as janelas jamais se abrirão, mas o nosso coração, esse, está sempre aberto àqueles que partiram, seja para a sua última estação, seja para lugares distantes. Tenho janelas fechadas que nunca ma8s se abrirão, querida Amiga! Um beijinho e a propósito....hoje faria 94 anos a m8nha querida Mãe e que saudades tenho do seu " bom dia ", quando pela manhã abria a janela de par em par
Fica bem, Maria, com saúde, sempre
Emilia 🌻 🌻

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Maria, passando para desejar a você
um feliz domingo, muita paz e saúde.
Aqui já estamos no outono e ontem foi a
38 graus, completamente fora da estação.
Um beijinho!
🌼🌷🌻🌹🌺

Kasioles disse...

Pensaba que habías publicado algo nuevo y me he acordado de ti, esta es la razón de mi visita.
Pero estoy encantada de volver a leer tu sentido poema, yo me identifico con él ya que sé lo que es sentir morriña (nostalgia) y vacío en el alma.
Te dejo cariños y el deseo de que pases un buen domingo.
Kasioles

Rosana Martí disse...

Qué bonito escribes, me hace sentir tus letras entrelazadas a mi piel, es cuando el corazón advierte un sentir muy profundo.

Un tierno abrazo con mi cariño.

Antenor Rosalino disse...

Em "Janela" é sobejante o seu estro poético, Parapeito. O seu pensar nostálgico remete a momentos de dourados sonhos e a sua inabalável amorosidade haverá de fazer com que, num dia qualquer, de repente, a janela, há tanto fechada, se abra emoldurada pelo seu sorriso iluminado.
Meu carinho e meus aplausos.

SOL da Esteva disse...

Os meus parabéns por este belo poema. A Janela é, seguramente, o Caminho que se depara para a Vida. Abre-a e "voa" para onde te levar a Memória.

Beijo,
SOL da Esteva

A.S. disse...

Olá Maria,
Desejo que tenhas uma PÁSCOA FELIZ!

Um abraço***

Majo Dutra disse...

Penso que já lhe desejei uma Páscoa abençoada e feliz...
Em questão de afetos, antes pecar por excesso.
Tudo bom para si e seus entes queridos.
Beijinhos
~~~~~~~~~~