sábado, 26 de abril de 2008

Cativar


(...)
O que quer dizer cativar? - É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. - Significa “criar laços”...
- Criar laços?
- Exactamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um rapaz inteiramente igual a cem mil outros rapazes. E eu ainda não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...

(...)
Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te presentearei com um segredo.
- Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

- O essencial é invisível aos olhos - repetiu o principezinho, para não se esquecer.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante. - Foi o tempo que perdi com minha rosa... - repetiu ele, para não se esquecer.
- Os homens esqueceram essa verdade - disse ainda a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho para não esquecer..

excertos "O Principezinho"

(...e nunca ninguem devia esquecer)

(rosa oferecida pela Dalila*)

3 comentários:

Uma estrela errante disse...

Olá minha linda,

Adorei o texto...gosto muito do livro pequeno principe...tenho o livro...tu sabes cativar...

Beijinhos muitos para ti doce menina

singularidade

tb disse...

porque há quem tenha a memória muito curta...
gosto daqui :) cheira a ti!
beijinho

Å®t Øf £övë disse...

Nunca ninguém devia esquecer que cativar tem tanto de importante, como de dificil de ser feito.
Bjo.