terça-feira, 13 de setembro de 2022

Outros Sentires*

 

Imagem google

 

É Necessário

"É necessário abrir os olhos e perceber
que as coisas boas estão dentro de nós,
onde os sentimentos não precisam
de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento
e aprender sua duração,
pois a vida está nos olhos de quem sabe ver"

 Gabriel Garcia Marques

                              ***

Penso ser preciso, cada vez mais estar atento.

Nestes tempos tão conturbados, tão carregados de desânimo, não podemos fechar os olhos, nem trancar a porta do coração.

Temos de manter o calor da esperança e fazermos florescer todo o bem que está dentro de nós.

Abraço e brisas doces para todos **

 


41 comentários:

Caderrno de San disse...

É preciso estar atento e forte para enfrentar os tempos conturbados de hoje. Abrir os olhos e coração são duas portas para mantermos a esperança acesa. É o que esperamos que do lado de cá faça o povo brasileiro no dia 2 de outubro. É preciso mudar...
Um abraço, Ana!

Fatyma Silva disse...

Realmente, amiga!
O importante é ficar atenta/o e
saber aproveitar o momento.

Tenhas dias abençoados!

Beijinhos

Fá menor disse...

É isso mesmo: fazer florescer o bem que há dentro de nós! Porque o mais fácil será fechar-se, talvez para que o mal não entre, mas assim o bem também não sai.
Estar atentos é preciso, como se diz quando se tem crianças: "é preciso ter um olho em cada cabelo". Que a Esperança não nos murche, reguêmo-la como a uma planta muito querida.

Beijinhos, amiga! Tudo de muito bom para ti e para os teus! Força e Fé, sempre!

Roselia Bezerra disse...

Querida amiga Maria, boa tarde de paz!
Em primeiro lugar, quero lhe agradecer os tantos comentários que você deixa com tanto carinho nos blogs quando passa. Muita delicadeza sua.

"Os sentimentos não precisam
de motivos nem os desejos de razão."

Assim se dá em nosso 💙. Tem toda razão o autor do pensamento.

"Fazermos florescer todo o bem que está dentro de nós" é nossa dever como cidadãos do bem que somos. Seu desfecho foi perfeito. Estamos precisando de delicadezas e esperança
Um lindo post no conjunto.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos
😘💐

- R y k @ r d o - disse...

Estar atento ao que nos rodeia é desbravar vo caminho para a felicidade.
.
Cumprimentos cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anônimo disse...

Sabes que é o meu lema de vida!
Gostei muito da tua partilha de sentires.
Abraço, amiga.

Maria Rodrigues disse...

É isso mesmo, é importante aproveitar ao máximo cada bom momento que a vida nos vai oferecendo.
Beijinhos

Emília Pinto disse...

É preciso, é urgente que deixemos o " nosso umbigo " e comecemos a olhar com atenção o que acontece à nossa volta. Somos seres sociáveis, mas parece que vivemos isolados numa ilha se tão pouca preocupação com o outro; precisamos desse outro, mas só nos lembramos dele quando estamos caidos no chão, esperando que uma mão amiga nos ajude a levantar. Vivemos tempos conturbados, cada vez mais distanciados uns dos outros, imersos nas redes sociais, preocupados com o número de " likes ", atentos à vida das celebridades e muitas vezes nem os vizinhos conhecemos. E espantamo-nos que haja querra no mundo....mas, como não haver, se , " por dá cá aquela palha " discutimos com os outros, buzinamos feitos loucos no trânsito, tratamos mal os nossos idosos, usando até de violencia? Enquanto não conseguirmos a paz no nosso bairro, no nosso prédio, na nossa casa, não poderemos ter qualquer esperança de que ela se alcance neste nosso mundo. Estar atento ao que se passa à nossa volta é o minimo que podemos fazer para nos considerarmos verdadeiros cidadãos. Um beijinho, Amiga e obrigada pela reflexão que me levaste a fazer. Saúde para todos
Emilia

lis disse...

Felizes e corajosos os que tem visão mais clara
do que a que está diante de si,seja em dias comuns ou de perigo.
Haverá aos prudentes sempre tempo para mudar de rumo.
Floresçamos, pois !
grande abraço e bons dias.

Majo Dutra disse...

É sempre um prazer reler Gabriel G Marques e este texto está pleno de sabedoria.
Concordo consigo -- que nunca falte esperança!
Parece que já nos estamos despedindo do Verão...
O meu abraço afetuoso.
~~~~~~~~

chica disse...

Lindo e tens razão nos teu sentir...
Atenção é preciso sempre!!
Gostei muito! beijos, lindo dia! chica

São disse...

Pobre de quem não estiver com atenção ao que nos rodeia, particularmente nestes tempos de tristeza , dor e confusão.

Grande abraço

Manuel Veiga disse...

assim somos - divididos entre o coração e a razão!
por vezes abre-se por impulso o coração e quando resulta não há melhor ... rss

beijos

MARILENE disse...

Sem o coração aberto não permitimos que as belezas nos cheguem e nem conseguimos levá-las adiante. A esperança é um excelente transporte, principalmente nos dias de hoje. Bjs.

CÉU disse...

Olá, minha amiga!

Gabriel Garcia Marques sempre atual. O bom, o bem está em nós.
Nestes tempos conturbados devemos dar as mãos e manter viva a esperança. Sejamos amigos de verdade uns dos outros.

Beijinhos e o outono está quase a chegar.

Olinda Melo disse...


Gostarmos de nós para podermos gostar dos outros.
E olhar à volta, e apreciar o tanto de bom
existe. Nas pessoas e na natureza. A esperança
e a boa vontade nascerão sem esforço.
Bela citação de Garcia Marques. Autor que muito
admiro.
Obrigada, minha amiga.
Beijinhos
Olinda

Edite Lima disse...


Fazer o bem, levar o bem adiante. Ter ocoração aberto e olhares ao nosso redor . Não desistir nunca . Esperança e atitude. Abraços .

Tem texto novo no kantinhodasmensagens.blogspot.com
e também
kantinhodaedite.blogspot.com

silvioafonso disse...

Adorei o texto. Tudo me diz que é
preciso olhar para os olhos do próximo
ao invés do próprio nariz.
Estava mortinho de saudades de você.
Um beijo e muito obrigado.

Maria disse...

Cheia de razão.
Gostei que tivesse ido até à Ilha. E sobretudo do comentário do 53. É uma estória complicada...
Abraço, Lobinha de olho azul. *

Marta Vinhais disse...

Se estivermos bem connosco, ajudamos os outros... apreciamos o que encontramos no caminho...
Obrigada pela visita.
Beijos e abraços
Marta

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Tanto você qanto Gabriel
estão cobertos de razão.
Não adianta estar bem
com o outro ou com outros
se não estivermos bem
conosco.
Vivi a experiência de
deixar bem e confortáveis
todos ao meu redor
ou aos que eu tinha afeto,
muitas vezes me contrariando;
o que ganhei?: Desprezo e indiferença
sem contar o quanto me exigiam
cada ve mais e mais e o buraco que eu tinha
por dentro cada vez aumentava mais e eu
em nunca estive bem comigo.
Quando passei a me ter em
excelência, estou satisfeita comigo
ainda que sozinha, entretanto
estou em opaz comigo.
Bjins
CatiahoAlc.

Isa Sá disse...

Estar atento e aproveitar o melhor de cada dia.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

A.S. disse...

Toda a obra de Gabriel Garcia Marques nos revela circunstâncias da vida pelas quais quase já todos passamos. A actual sociedade está em rápida transformação. Não se vislumbra ainda muito bem o que irá acontecer, mas uma coisa é certa. Há muita falta de amor. Em primeiro lugar amor por nós próprios, depois amor pelos outros. Precisamos olhar para quem nos rodeia com outros olhos, com bondade, compreensão, companheirismo. se assim não for, tudo se vai tornar cada vez pior. E, olhando para os nossos filhos e netos, não conseguimos ficar tranquilos. Talvez vá ser complicado para eles o mundo que lhes vamos deixar...

Um abraço e semana feliz!

O Árabe disse...

Garcia Marques, sempre fantástico! E bem oportuno o teu lembrete, Maria: precisamos, sim, estar atentos ao que faz a vida valer a pena! Meu abraço, amiga; boa semana.

Graça Pires disse...

"Temos de manter o calor da esperança e fazermos florescer todo o bem que está dentro de nós."
Concordo contigo, minha Amiga das brisas doces.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Tais Luso de Carvalho disse...

Não é egoísmo, não, querer estar bem conosco, fazer coisas que nos agradam
nos encher de vida interior, só nós somos responsáveis pela nossa felicidade e pelo nosso bem estar.
Sem essa de esperar que o mundo nos acalente, que nos sirva, que nos ame, que e mais que...
Ninguém fará muito e nem profundamente.
Nós somos os responsáveis por nós, quando adultos.
Beijinho, uma ótima semana!

Majo Dutra disse...

Volto
para agradecer o seu gentil comentário no Convívio dos Poetas.

desejo-lhe uma Outono muito agradável. Beijinho
~~~~

silvioafonso disse...

Voltei para deixar o meu
beijo e os votos de um
ótimo fim de semana.

Ana Freire disse...

Nem mais! Nesta fase tão conturbada e problemática que o mundo atravessa a vários níveis... temos que prestar atenção ao que nos parecem ser bons momentos... fazê-los durar... consegui-los apreciar... e semear o bem... que anda tão desaparecido pelo mundo, infelizmente!
Deixo um beijinho e votos de um feliz fim de semana, com saúde para si e todos os seus, Maria!
Tudo de bom!
Ana

Manuel Veiga disse...

a vida é 0 cruzamento da multiplicidade de narrativo
é nessário estar ateto aos seua ninais para assim desfrutar a vida

beijo

SOL da Esteva disse...

Gabriel Garcia Marques "diz-nos"tudo neste Poema. A notação de "[...]manter o calor da esperança e fazermos florescer todo o bem que está dentro de nós[...]" é fundamental.
As verdades devem ser ditas e as atitudes devem seguir este rumo.
Parabéns, Amiga.


Beijo
SOL

silvioafonso disse...

Você tem toda a razão e até Gabriel
Garcia Marques
o tem, mas como dar
"trela" aos sentimentos e ao coração
se tudo o que "eu" quero e o que eu
gosto é proibido, engorda ou me mata?
Antigamente, quando u'a mulher mexia
com os nossos hormônios, podíamos lhe
dirigir a palavras e falar sobre aquilo,
mas hoje, ah, se eu me atrevo... é cadeia
na certa.
Um beijo, bem humorado, para você, minha
amiga, e o meu melhor muito obrigado.

O Árabe disse...

Meu abraço, amiga; boa semana. Aguardo o próximo post.

Majo Dutra disse...

Retribuindo cumprimentos do A Vivenciar a Vida...
Tenho mais publicações...
Uma semana muito agradável. Beijinho
~~~~~~

Arthur Claro disse...

Lindo post.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Majo Dutra disse...

Hoje, convido-a para uma festa no A Vivenciar... Vai gostar.
Abraço ✨
~~~~

AnaMar (pseudónimo) disse...

A tuas brisas doces suavizam os dias de quem te lê. Beijos.

silvioafonso disse...

Você é uma amiga muito especial, muito, mesmo.
Espirituosa, inteligente e ainda por cima, bonita.
Muito obrigado por estar sempre ao meu lado com
palavras bonitas que, em certos momentos, me
fazem rir, muito.
Um beijo e muito obrigado, de novo.

O Árabe disse...

Pena que demores a postar, Maria; gosto do que escreves! ;) Meu abraço, boa semana.

Anônimo disse...

Olá querida, venho aqui agradecer suas visitas de brisas doces nos meus blogs.
Amei!
Saiba que amei sua postagem também, não conhecia essa frase do Gabriel Garcia Marques,
simplesmente linda. Nos devemos ver o que há de bom em nós e nos outros, sempre.
Um grande abraço!

Teresa Isabel Silva disse...

Concordo plenamente!
Bonitas palavras!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube