domingo, 15 de maio de 2022

Maio de 1972

 

Pixabay


Mãe é para mim uma tábua,
uma tábua de salvação,
a quem eu quero mãezinha
do fundo do coração.
Ás vezes sei que sou brusca,
mas é o meu modo de ser
Mas sempre de si gostarei,
enquanto eu viver.
Temos de saber desculpar
aqueles dias de mau agouro
Porque a mãe para mim vale
muito mais que todo o ouro,
E quando a mãe partir
sem o seu amor ficarei...
mas acredite querida mãe
Que sempre sempre a amarei.


maria loBos

 *

Este texto meio "apoemado" foi  um miminho  para o dia de aniversário da minha mãe.
Tinha 12 anos e lembro-me que tentei fazer umas quadras porque a minha mãe gostava muito.
Mas não correu muito bem e então deixei assim.
Lembro ela ter dito algo do género : Não tinhas nada mais alegre para escrever no meu dia de anos?"
Ao menos não se importou que não fossem quadras .
Hoje é o dia do aniversário dela,
Gostava de papoilas e girassóis.
Ficam as papoilas.
Brisas doces*

 

48 comentários:

chica disse...

Que legal esse teu achado daqueles tempos de menina onde já escrevias muito bem! Linda homenagem no dia!
beijos, fica bem, tudo de bom,chica

- R y k @ r d o - disse...

Foto e poema fascinantes de ver e ler.
.
Domingo feliz com alegria e poesia.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Fá menor disse...

É muito bonito. E quase podia ter si eu a escrevê-lo, tal nele me revi. ;) (e ah, eu também tinha doze anos :D )

Beijinhos, amiga! Que vá tudo bem!

MM - Lisboa disse...

Eles vão, mas ficam por cá semppre, no nosso coração.
Beijinho.

redonda disse...

Achei lindo o poema - com doze anos não conseguiria escrever nada assim
um beijinho e obrigada pela indicação da reportagem em Argozelo
Gábi

Olinda Melo disse...


E ficou um poema amoroso, Maria.
Nessas idades, 12 anos, somos assim
um pouco bruscas mas não quer dizer
que o amor não envolva o nosso coração.
A sua mãe deve ter adorado.
E este "Parapeito" esta a ser cada
vez mais encantador. :)
Beijinhos
Olinda

Rosa dos Ventos disse...

Para quem tem está veia aos doze anos é um belo poema !

Abraço

Ana Bailune disse...

Olá, Maria!

Parabéns pela homenagem que fez à sua mãe! Seu poema é delicado e sincero.

A minha já se foi, no dia 1 de janeiro de 2013.

Sabe, vejo aqui fora nas minhas relações pessoas de 60, 70 anos, reclamando porque precisam cuidar dos pais idosos (e olha que são saudáveis e estão lúcidos), e não compreendo como elas não enxergam o quanto são abençoadas. Perdi meu pai aos 22, e minha mãe aos 47. Sinto que a porta que me trouxe aqui se fechou. Perdi conexões importantes.

Graça Pires disse...

Uma homenagem maravilhosa à sua Mãe. Que bonito já fazia aos 12 anos. Guardamos no coração para sempre a lembrança de nossas mães. Que falta sentimos delas...
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Teresa Isabel Silva disse...

De certeza que a sua mãe adorou as quadras! Estão muito bonitas!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

A.S. disse...

Muito belo o poema.
Maravilhosa a homenagem que prestas à tua mãe.
Gostei muito!

Um abraço e uma semana feliz.

A.S. disse...

Muito belo o poema.
Maravilhosa a homenagem que prestas à tua mãe.
Gostei muito!

Um abraço e uma semana feliz.

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, querida Maria, eu perdi a minha há 15 anos, mas é como se foi há 1 ano! Fazíamos tantas coisas juntas, tantas recordações...Natais maravilhosos, desde a compra dos presentes às comilanças, ela ficava muito feliz!
E quando se vão, amiga... nada preenche o lugar delas.
Gostei muito do teu poema, nota-se amor, medo de perder e a ingenuidade da criança...
Pena, não é Maria? Senti tristeza, recordar e sentir saudades machucam!
Mas você mostrou no poema que a amava muito.
Um beijinho, feliz semana!

Irma disse...

What a beautiful poem for your mother.
Mine passed away in 2004 and my father in 2008.
Greetings Irma

- R y k @ r d o - disse...

Escreveu o poeta

Com três letrinhas apenas
Se escreve a palavra MÃE
É das palavras pequenas
A MAIOR que o mundo tem
.
Saudações, alegria e poesia.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Isa Sá disse...

E que bonito miminho!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Manuel Veiga disse...

não se desculpe . todos fomos crianças !

dois bel+issimos textos
mesmo não sebdo quadras

abraço

silvioafonso disse...

Mãe... Por mais que se fale sempre
haverá o que dizer.
Eu falei muito, tentei me explicar
com palavras e gestos, mas ela calou-
me com sua bondade e com a minha mão
apertada entre as dela levou-me à
metade do meu caminho que, coincidentemente,
do seu, era o fim.
Saudade daquilo que eu não lhe disse e
de tudo o que ela não me falou.
Um beijo e muito obrigado.

São disse...

Que a sua mãe esteja bem onde quer que esteja .

O texto revela já a sua qualidade de escrita.

Adoro papoilas!

Beijinho, boa semana :)

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde MariaLobos
Um poema feito há tantos anos, mas que revela todo o amor filial.
Muito bonito e isso nos diz que desde muito novinha já escrevia poesia.
A foto de suporte é frágil e muito bem escolhida.
Muito obrigada pelas visitas.
Continuação de uma boa semana com muita saúde e harmonia.
Um beijo
:)

AnaMar (pseudónimo) disse...

A ternura tão bem dita em quadras de dor de perda.
Estamos juntas, a minha partiu vai fazer 36 anos e ainda dói. Um vazio impreenchível.
Que os nossos filhos e netos acarinham, mesmo assim.
Bjs

O Árabe disse...

Não correu muito bem, Maria? Achei ótimo! E melhor ainda fica, se considerarmos a tua idade de então! :) Meu abraço, amiga; boa semana.

Mariazita disse...

Quantas crianças de doze anos conseguem escrever um poema assim, Maria?
Está mais que bom, e revela uma ternura enorme.

Os nossos pais fazem-nos sempre muita falta. Os meus partiram há tantos anos, e não há um único dia em que não me lembre deles. E falo neles frequentemente.

Gostei muito desta linda homenagem. Parabéns à "poetisa" em embrião... 😉

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de toda paz, querida amiga Maria!
Muitas vezes descontamos em quem mais amamos e só eles podem nos compreender.
Mãe nasceu para perdoar e amar.
Tenha dias abençoados de paz!
Muito obrigada pelo carinho dos seus comentários.
Beijinhos carinhosos e fraternos
😘🕊️💙

Jaime Portela disse...

Com 12 anos este versos não estão nada mal. E já demonstravam talento...
Para além disso o poema é uma belíssima homenagem.
Continuação de boa semana, querida amiga Maria Lobos.
Beijo.

Marta Vinhais disse...

Que lindo...
Maio é um mês complicado para mim, pois a minha Mãe partiu em 2010...
Também gostava de poesia...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

João Santana Pinto disse...

É sentido e nele contém muito amor e muito sentimento. Pode não ser alegre mas é real e de certa forma é poderoso porque o amor é poderoso.

Gostei muito, um beijinho para ti

AFlores disse...

Maio, mês da mãe e do coração. E tenho a certeza que foi do coração que sairam aquelas palavras... e a mãe gostou como de flores se tratassem.
Tudo de bom, hoje e sempre.

Emília Pinto disse...

Querida Amiga, vim agradecer a visita ao Começar de novo e espero vê-la por lá mais vezes Perdi a minha mãe há dois anos e o meu pai há quatro, ambos com 89 anos. Sinto um vazio enorme, sem eles. O teu poema está um encanto e deve ter sido um orgulho enorme para a tua mãe ver que a filha, tão novinha, já sabia fazer poesia. Voltarei mais vezes, com certeza. Um beijinho e saúde para todos
Emilia

tb disse...

São sempre belas as palavras que saem do coração.
Beijinhos

José Carlos Sant Anna disse...

Quanto mais breves as sílabas para cantar o amor mais intensidade, sobretudo o amor filial. Às vezes, no olhar está espelhado o amor, Maria!
Agradeço a gentileza do seu passeio pela minha casa e o cuidado no olhar aos meus alfarrábios e delicadeza dos comentários.
A casa continuará aberta para os amigos!
Um forte abraço,

MARILENE disse...

Mesmo criança, você traçou linhas de sentimentos que todos alimentamos nessa fase. Certamente, sua mãe gostou demais, assim como eu. Bjs.

Jeanne Geyer disse...

Olá, conheci teu blog agora e te sigo porque gostei muito daqui. Achei muito doce e amorosa tua poesia, certamente a mãe gostou muito.
Fica bem e te cuida ;) Te convido a conhecer meu blog e me seguir, abraços. https://botecodasletras2.blogspot.com/

SOL da Esteva disse...

O Amor manifesto, é prova da Homenagem Poética; a Mãe deve ter sentido esse Amor com grande intensidade.
Parabéns, Amiga.




Beijo
SOL da Esteva

Jeanne Geyer disse...

Oi, passando por aqui para te deixar um beijinho e que tenhas uma ótima semana ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

Graça Pires disse...

Escrevi o comentário que pelos vistos não entrou. Achei uma ternura o poema feito aos 12 anos para a Mãe. Que na tua casa haja sempre papoilas e girassóis...
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

O Árabe disse...

Meu abraço, amiga, boa semana; aguardo o próximo post!

Fatyma Silva disse...

A mais doce palavra que podemos falar "Mãe".
Lindo poema, amei ler!

Amiga, tenha uma linda semana.
Beijonhos

Juvenal Nunes disse...

Valeu pela boa intenção e levando em conta a idade penso que é de enaltecer.
Desejo muita saúde e paz.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Maria Rodrigues disse...

Palavras plenas de amor e carinho num lindo e terno poema.
Uma homenagem maravilhosa para a sua mãe.
O dom de ser poeta nasce realmente bem cedo.
Beijinhos

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Mãe é coisa divina! Muito lindo o que escreveu.

Maria Rodrigues disse...

Que ternura de poema. Palavras plenas de amor e carinho numa bela e sentida homenagem à sua mãe.
Também gosto tanto de ver os campos cobertos de papoilas.
Beijinhos

Maria Rodrigues disse...

Palavras plenas de amor e carinho num poema tão belo vindo do fundo coração de uma criança.
Maravilhosa homenagem à sua mãe.
Beijinhos

Maria Rodrigues disse...

Tem sido difícil comentar o seu blogue, pois há comentei 2 vezes este post e o comentário acaba por não aparecer. Espero que hoje fique.
Um doce e terno poema que mostra o imenso amor que tinha e têm à sua mãe.
Beijinhos

Majo Dutra disse...

Ficou lindo para a idade e tenho a certeza que sua mãe gostou muito
e continua a gostar...
Vou conhecendo-a... Abraço
~~~~~~~~

Ana Freire disse...

Um poema admirável, para uma criança de 12 anos! Eu não o conseguiria fazer com a mesma idade... tendo sido a idade, com que no meu caso, perdi o meu pai!
Uma linda homenagem... tanto nessa altura, como agora, e que muito me sensibilizou... pois revi-me muito nas suas palavras, no presente!
Um beijinho grande! Votos de um excelente mês de Junho, e de uma feliz semana!
Ana

R's Rue disse...

Beautiful poem. Regine
www.rsrue.blogspot.com