quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Black Roses


Estendi a toalha mais bonita,
fiz o teu chá preferido
o pão fresquinho que eu amassei, perfumava
o ar.
Não esqueci tambem de pôr
a jarra com as tuas flores preferidas,
narcisos.
O sol atrevido aquecia as paredes da sala
O dia estava perfeito.
Eu feliz esperei.
Mas tu não chegaste.
O sol fartou-se e foi-se embora
Tudo perdeu a magia...
Pela sala espalhou se um ar mofo
Só os narcisos continuaram altivos.
Dos meus olhos desencantados
tombaram águas claras
que se juntaram á agua escura
do teu chá preferido...
Black Roses...

maria loBos

(imagem google)

domingo, 28 de agosto de 2011

Nas ondas da tua língua


...Das falésias do teu desejo
Me lanço doida no mar dos teus beijos.
E feliz me afundo docemente
nas ondas da tua língua...

maria loBos

domingo, 31 de julho de 2011

E de novo a armadilha dos abraços**



E de novo a armadilha dos abraços.
E de novo o enredo das delícias.
O rouco da garganta, os pés descalços
a pele alucinada de carícias.
As preces, os segredos, as risadas
no altar esplendoroso das ofertas.
De novo beijo a beijo as madrugadas
de novo seio a seio as descobertas.
Alcandorada no teu corpo imenso
teço um colar de gritos e silêncios
a ecoar no som dos precipícios.
E tudo o que me dás eu te devolvo.
E fazemos de novo, sempre novo
o amor total dos deuses e dos bichos.
*
Rosa Lobato Faria

imagem net

sábado, 9 de julho de 2011

O Berlinde


Era uma vez uma pomba
Sem um ninho, sem um pombal,
Era branca como a Lua
E os seus olhos de cristal.
Era uma vez uma pomba
Que não sabia chorar:
O seu choro trrru… trrru…
Era um modo de cantar
Era uma vez uma pomba
Que noite e dia voava:
Fosse noite, fosse dia,
Nunca a pomba descansava.
Era uma vez uma pomba
Que nos céus, longe, voava,
Seu coração um berlinde
Grande segredo guardava.
Era uma pomba tão estranha
Que voava noite e dia:
Quanto mais alto voava
Mais da terra ela se via.
Era uma vez uma pomba
Com penas de seda real:
Era uma pomba do Mundo
Com seus olhos de cristal.
Seu coração um berlinde
De vidros de sete cores,
Que do sol tinha o brilhar,
Um espelhinho de mil flores.
Um dia longe nos céus,
Viu um menino a chorar
Sentadinho sobre um monte,
Numa noite de nevar.
Não era branco nem negro
Assim na neve o menino
Seu chorar era triste,
Tornava-o mais pequenino.
E a pomba logo o viu
Com seus olhos de cristal:
Logo desceu para o monte
– Era aquele o seu pombal.
Poisou nas mãos do menino
Com seu corpo, seu calor:
Mãos por debaixo da neve,
Ninguém lhes sabia a cor
Dorme, dorme, meu menino…
Branco ou negro tanto faz:
Meu coração é um berlinde,
Tem o segredo da Paz.
E o menino já ria,
Podia dormir sem medo,
Sonhava com o berlinde,
Coração feito brinquedo.
Há quem diga que uma estrela
Fugiu do céu a correr,
Atravessou todo o mundo
Para o segredo dizer.
Escutaram-na os meninos,
Têm um berlinde na mão:
Seja noite de Natal,
Seja noite de S.João
*
Matilde Rosa Araújo
*
Meu querido Duarte, fazes hoje 6 meses.
Podia dizer tanto sobre este tempo...mas ia acabar por sentir que não tinha dito tudo, porque é tanto tanto.
Escolhi este poema porque ele acaba por transmitir o que tu realmente és.
Uma pomba branca com olhos de cristal e coração cheio de cor...
Que transformas todos os corações por onde passas...no teu pombal
Que possas sempre crescer e voar, espalhando por onde passas toda a tua luz.
Com muito amor
Avó tété*

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Credo do lobo



Respeita os mais velhos,
Ensina os mais novos,
Coopera com a alcateia...

Brinca quando podes,
Caça quando deves,
Descansa entretanto..

Partilha os teus afectos,
Exprime os teus sentimentos,
Deixa a tua marca..
*
A sabedoria dos lobos*

Nos tempos que correm, em que se vê tanta falta de respeito e intolerância pelos nossos semelhantes, em que cada vez mais, não se partilha afectos nem sabedoria...
era bom que todos os Homens "tivessem" um Credo...quem sabe assim na nossa passagem ficasse a marca a lembrar que somos todos parte do mesmo universo.
Brisas doces para todos***
*
imagem net

domingo, 22 de maio de 2011

Avô



Ninguém conseguia perceber
porque ao fim da tarde,
aquela casinha com janelas
de madeira sem idade,
se iluminava como se tivesse
lá dentro o nascer do sol.
Mas era fácil de entender.

O sol nascia sempre que a
pequena Ana entrava lá dentro
e saltando para o colo do avô
lhe dizia:
avôzinho gosto tanto, tanto de si***
*
maria loBos
Se fosse vivo fazia hoje anos o meu pai... avô da Ana.
Passados tantos anos...não consigo enganar a saudade...
Sou uma pessoa que lida mal com a falta fisica...
Apesar de dizer que quem amamos está sempre perto de nós...
Sinto a falta do toque...do calor...do timbre da voz...
Gosto à noite de olhar o céu... e escolher ao calhas uma estrela...
cresci a pensar que no céu as estrelas...são aqueles que partiram mas que estão lá a olhar por nós...
Pensamento comum a muitos...mas afinal como um dia alguém disse...sou uma pessoa comum...mas não uma pessoa qualquer...
Pai...logo vou olhar para o céu...brilha para mim*****

(imagem google)

domingo, 1 de maio de 2011

Pingo de Mel


Sem querer falar sobre a polémica de ser ou não o dia 1 de Maio o dia da mãe,ou de cair em lugar comum dizendo que dia da mãe são todos os dias,aproveito para aqui deixar uma pequenina história...de filho e mãe.
Certa manhã estava eu com um rapazito grande de 3 anos,a falarmos sobre valores que era bom que as pessoas respeitassem.
A dada altura falámos sobre as mães...como elas eram importantes...como todos os filhos deviam gostar de respeitar e proteger as suas.
Falei que a mãe dele era muito sua amiga ...que trabalhava muito para que pudesse ter uma vida boa e que nem todos os meninos tinham a mesma sorte ...Ele muito atento disse que gostava muito da mãe....que ela era linda que era um pingo doce...
dizendo logo de seguida que era um pingo de mel...
perguntei lhe : mel?
ele respondeu prontamente:
sim Tété de mel porque faz bem a tosse !
*
Este rapazito que eu gosto muito e que é filho de um pingo de mel faz hoje 4 anos.
Acredito que ao crescer algumas vezes não vá achar a mãe tão pingo de mel...haverá alturas que será pingo menos doce, mas tenho certeza que vai crescer e sentir sempre que a mãe é um pingo de amor
Que bom seria que todas as crianças, pudessem crescer cobertas de muitos pingos de mel.
A foto que coloquei são dois amores da minha vida, que sei que estão cobertos de amor.
Que todos os que tem crianças na sua vida,não tenham medo de os adoçar para que não cresçam pingos amargos*
A todas as mães que por aqui passem e que sejam pingos de mel para os seus filhos Bem Hajam por estarem ajudar adoçar o mundo***
Prá mãmã pingo de mel e para o meu Jão Jão um dia cheio de brisas doces****

sábado, 23 de abril de 2011

Me leve*


Quando voce for embora,
moça branca como a neve,
me leve, me leve ...
Se acaso voce não possa,
me carregar pela mão
menina branca de neve,
me leve no coração
Se no coração nao possa,
por acaso, me levar
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.
E se ai tambem não possa,
por tanta coisa que leve
ja viva em seu pensamento,
moça de sonho e de neve
Me leve no esquecimento
Me leve ... me leve ...

Ferreira Gullar
*
Meus bons amigos..."Se acaso voces não possam me carregar pela mão, me levem no coração...Eu farei o mesmo"
brisas doces e coloridas para todos**********+

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Primavera


Coro das quatro estações:

Cantemos! Fora a tristeza !
Saudemos a luz do dia:
Saudemos a Natureza !
Já nos voltou a alegria !

A Primavera:
Eu sou a Primavera !
Está limpa a atmosfera,
E o sol brilha sem véu !
Todos os passarinhos
Já saem dos seus ninhos,
Voando pelo céu.
Há risos na cascata,
Nos lagos e na mata,
Na serra e no vergel:
Andam os beija-flores
Pousando sobre as flores,
Sugando-lhes o mel.
Dou vida aos verdes ramos,
Dou voz aos gaturamos
E paz aos corações;
Cubro as paredes de hera;
Eu sou a Primavera,
A flor das estações !

Coro das quatro estações:

Cantemos! Fora a tristeza !
Saudemos a luz do dia:
Saudemos a Natureza !
Já nos voltou a alegria!
*
Poesias Infantis, Olavo Bilac
*
Finalmente chegou a Primavera...Tendo todas as estções a sua beleza, é com a Primavera que eu melhor me entendo...O cantar dos pássaros, a natureza a florir apressadamente para recuperar do atraso causado pelo longo Inverno...o tempo a convidar ao passeio pelo monte, para encher a alma de ar puro e os olhos de luz.
Que possa esta Primavera ser para todos os que por aqui passam...de alegria e cor ...Que seja o vosso sorriso ramalhete de mil flores a perfumar o dia que começa.
Brisas doces para todos***

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Entendes?


*
Não me alegra que penses em mim e me queiras
quando estás só...
Gostava mais que sentisses a minha falta,
quando estivesses acompanhado por aqueles
que gostas...
Entendes?
*
Brisas doces para todos*
maria loBos*

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Poema Azul


...
"E uma estrelinha solta no céu
Que cai no mar
Que abraça a areia
Que mostra o céu e a lua cheia
um beijo meu"
...
Meu querido Duarte, hoje que faz um mês que estás entre nós ,deixo te esta musica que gosto muito...
É uma musica que fala de um amor sem fim....sem fundo...como eu sei que vai ser o nosso...
Um dia destes tambem tu vais ver o mar...vais olhar as estrelas e a lua cheia...e vais achar lindo...e eu com toda a certeza vou tambem pensar ..seres tu um milagre criado não só para mim,
mas para todos os que tiverem a sorte de te conhecer....e amar...
...
brisas doces para ti meu Duarte*

domingo, 23 de janeiro de 2011

"Teimar"



***
" Uns têm a sina de Sonhar a vida,
Outros de a Colher"
Miguel Torga
***
Meu querido Duarte, estas palavras pertencem a um poema de um escritor que a avó Tété gosta muito e que um dia espera que tu tambem o venhas a ler e se possivel gostar.
Ainda não sabes meu querido, mas na vida nem todos têm a mesma sorte...
Uns passam a vida sem conseguir sonhar, é tão triste quando isso acontece.
Outros Sonham...mas muitas vezes ficam só pelos sonhos...não sei se é bom ou mau,a avó não sabe tudo, ainda tem muito para aprender...
Mas há os que Sonham e Colhem as alegrias e venturas por nunca terem desistido de acreditar que se pode sonhar, que se deve fazer pelo sonho para depois poder finalmente colher.
Que tu meu querido Duarte, sejas uma daquelas almas boas que consiga Sonhar e Colher.
Eu Acredito que tu vais conseguir...
Hoje faz duas semanas que nasceste....e que teimas em "crescer" e sendo ainda tão pequenino...meu querido Duarte já cresceste tanto tanto no meu coração...
Brisas doces para ti meu pequeno D*

domingo, 9 de janeiro de 2011

Duarte****


*
Tu já tinhas um nome, e eu não sei
se eras fonte ou brisa ou mar ou flor.
Nos meus versos chamar-te-ei amor. (Duarte)
*
Nasceu finalmente o Duarte.
Ainda nao estou bem em mim, neste novo capitulo que começa...mas apesar de ele ter ainda umas poucas horas neste mundo, ja o amo como nao pensei ser possivel.
Alguem disse que pelos filhos sentimos amor...e pelos netos paixao...
Eu nao sei ainda, mas posso arriscar dizer, que é um sentir como se tudo fosse começar de novo...
Um sentir que vai valer a pena...
Um sentir....um sentir...que não encontro palavras para explicar...
*
o poema é do Eugénio de Andrade...e achei que era a melhor forma de dizer mais alguma coisa...porque para mim o Duarte vai sempre ser Amor.
Brisas doces para todos*****

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

******



*
*
Que possam ter um Natal cheio de laços de ternura...e de mimos muito doces...daqueles que engordam a alma.
Bem Hajam****

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quero dar-te


*
Quero dar-te a coisa mais pequenina que houver
bago de arroz
grão de areia
semente de linho
suspiro de pássaro
pedra de sal
som de regato
a coisa mais pequena do mundo
a sombra do meu nome
o peso do meu coração na tua pele.
*
Rosa Lobato de Faria
*
Faz hoje 29 anos que disse : sim, para o melhor e para o pior.
Algumas pessoas questionam como se pode viver e amar alguém durante tanto tempo...
Eu não tenho de certeza a resposta certa, a que todos esperam ouvir... sei por experiência própria que não é fácil, mas que é possível.
É uma tarefa diária...uma rotina que sentimos falta...porque gostamos do beijo ao acordar...do abraço ao deitar...
É sentirmos e fazer sentir, que são as pequeninas coisas que nos ligam.
Claro que nem todas as pessoas pensam assim...Grande parte naõ percebe que não é o tamanho ...mas sim o conteúdo que importa.
Um dia ouvi alguem mto ceptico dizer, que nao acreditava que se amasse por uma vida inteira...que era simplesmente um acomodar, um hábito... e eu realmente até acabo por concordar...
O amor é um hábito :) mas um hábito que nos veste a alma :).
Para ti maridu aquele beijinho habitual que tu tanto gostas*****
*
brisas doces para todos***

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jardim*


»"Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado."
(Goethe)
...cada pessoa que conhecemos deixa sempre o seu perfume,a sua cor.
Um abraço para todos os amigos que me ajudam a transformar o meu pedacinho de terra, num pequeno jardim*
brisas doces***************
*
imagem net

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Interessa ?


Que interessa a idade quando se ama ?
Quando os pensamentos de um são os pensamentos do outro...
Quando os dois estando juntos, sao um apenas...
O tempo anda para a frente e deixa para trás a lembrança de
um amor verde.
Mas é o hoje que importa...
um amor que chega a maduro e que desperta ainda o paladar.
Que interessa a idade quando afinal o tempo nao tirou
mas antes acrescentou...
Infelizmente há tantas pessoas que nunca amaram, que nunca
deixaram que as amassem.
Ha tambem, quem ache ridiculo o amor a partir de uma certa
idade.
E eu digo: Nao sabem nada de nada almas secas.
Vale sempre a pena acreditar no amor... como alguem escreveu:
"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores...
Se não houver flores, valeu a sombra das folhas...
Se não houver folhas, valeu a intenção da semente..."
(Mauricio Francisco Ceolin)
Porque o amor é assim... uma semente.
*
Este recado é dedicado ao mordomo do meu amigo C.S
brisas doces para os dois e para quem acredita que vale a pena
semear.
*
maria loBos
*
imagem net

sábado, 4 de setembro de 2010

Sabes!


*
Sabes quando penso em ti
Sinto como um pózinho espalhado.
pelo meu corpo..

Não se controla...Sinto vontade de rir
rir...porque as cócegas
são tantas que chegam ao coração!.
*
maria loBos

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fazer o que ainda não foi feito


****
"Tu és um mundo com mundos por dentro/ E temos tanto pra contar/Vem nesta noite
Fomos tão longe a vida toda/Somos um beijo que demora/Porque amanhã é sempre tarde demais"
****
"Sabes quem sou, para onde vou/A vida é curva, não uma linha..."
****
"Tens uma estrada/Tenho uma mão cheia de nada...
Somos um todo imperfeito/Tu és inteira e eu desfeito
Vamos fazer o que ainda não foi feito/Porque amanhã é sempre tarde demais
Vamos fazer o que ainda não foi feito"
****
Frases que fazem parte da letra "Fazer o que ainda não foi feito" de Pedro Abrunhosa.
****
Gosto das músicas dele...e estando um dia destes numa esplanada a escutar esta canção... a minha atenção foi absorvida pela conversa que estava a decorrer na mesa do lado.
Umas quatro ao cinco pessoas falavam do que ja tinham feito na vida...e uma delas falou..." eu não tenho pena de morrer...mas tenho muita pena de não fazer uma data de coisas que gostava de fazer"
Olhei de um modo o mais discreto possivel, para ver quem tinha dito aquilo...e vi que era uma senhora a quem a vida ja tinha posto muitas rugas no rosto...um rosto que achei naquela altura muito triste...
Que possa ela ainda ter tempo e força para fazer o que ainda nao conseguiu fazer...
Meus amigos...todos sabemos que esta vida é um clic...por isso comecem hoje a fazer o que ainda não foi feito..não deixem para amanhã ....porque amanhã é sempre tarde demais...
****
Brisas fresquinhas para todos que este calor é bravo******

domingo, 18 de julho de 2010

Diz-me**




Diz-me quando voltas.
O caminho é tão duro, tão sombrio,
sem a tua companhia...
Preciso de ti
para que o sol volte a nascer entre os meus olhos.

*
maria loBos
*
foto(olhos meus)
*
Brisas doces *****


quinta-feira, 10 de junho de 2010

vinte sete*******************


Minha filhÓ linda...mais um anito na tua vida...tens-te portado muito bem nesta caminhada.

Podia escrever tanta coisa: Que és uma filha espectacular, uma pessoa linda e doce, que a minha vida sem ti não fazia sentido, que és o meu ar, cada batida do meu coração, mas isso já o disse muitas vezes, e mais loguito volto a dizer quando te aninhares no meu colo.

Agora vim só deixar um miminho...dizer-te minha filhÓ linda...que tu és afinal a minha PELE.

Beijos muitos e logo mais ainda***************

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fado do Encontro*


Vou andando
Cantando
Tenho o sol à minha frente
Tão quente, brilhante
Sinto o fogo à flor da pele
Tão quente, beijando
Como se fosses tu
Ao longe
Distante,
Fica o mar no horizonte
É nele, por certo
Onde a tua alma se esconde
Carente, esperando
Esse mar és tu
Pode a noite ter outra cor
Pode o vento ser mais frio
Pode a lua subir no céu
Eu já vou descendo o rio...
Na foz
Revolta
Fecho os olhos penso em ti
Tão perto
Que desperto
Há uma alma à minha frente tão quente,
Beijando
Por certo que és tu
Pode a lua subir no céu
E as nuvens a noite toldar
Pode o escuro ser como breu
Acabei por t'encontrar
Vou andando
Cantando
Tive o sol à minha frente
Tão quente brilhando
Que a saudade me deixou
Pra sempre, por certo
O meu Amor és tu .
*
Um belo poema cantado
Tim e Mariza
*
Porque a vida é um fado de encontros e desencontros.
Brisas mansas para todos*****
*
(imagem net)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sorrir


*** Creio que foi o sorriso, o sorriso foi quem abriu a porta***
*
Eugénio de Andrade
*
Minha pipoca linda...mais um anito ...estás a ficar grandinha.
Obrigada meu amor por estes 18 anos de partilha...por seres a filha que és...
...meiga...teimosa...presente...grande...e por teres esse sorriso tão doce...
Deixo te esta frase do "teu" Eugénio...
Sabes que sempre te disse meu amor, que um sorriso ajuda muito...
Abre portas e janelas de corações ás vezes trancados....
Sorri sempre que puderes....porque sempre que Tu sorris, alguem fica Feliz.

Adoro tu minha picoca****

Beijoooooo e brisas doces para ti****

sábado, 27 de março de 2010

Palavras


...Não encontro mais palavras
que te possam descrever
a tristeza de meus olhos
pela ausência dos teus...
Cinjo-me assim ao silêncio
Crente que o entenderás.
*
ailine

*

foto net

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Dei-me


Dei-me inteiro.
Os outros fazem o mundo(ou crêem que fazem).
Eu sento-me na cancela, sem nada de meu,
e tenho um sorriso triste,
e uma gota de ternura branda no olhar.
Dei-me inteiro.
Sobram-me coração, vísceras e um corpo.
Com isso vou vivendo.
*
Rui Knopfli
*
Imagem net
*

domingo, 24 de janeiro de 2010

A filha





Mas você não acha? Aos setenta e cinco anos devía-mos era dar-lhes uma injecção e pronto. Acabar com eles. Eu, desde que vivo com o meu pai, não tenho vida social. Já nem jantares dou.
E dantes tinha amigos a jantar cá em casa todos os dias. Era divertidissimo. E nem vida sexual eu tenho. Como é que os posso trazer cá para casa? Então não acha? E para eles seria um alívio. O que é que eles andam cá a fazer? Os velhos. Nada. São um peso. Uma maçada. Coitados. Era dar-lhes uma injecção e pronto. Morriam em paz. E deixavam-nos em paz. Assim andam por aí a apodrecer. A sofrer. Coitados. E maçam-nos. Ainda por cima é uma despesa enorme. Por causa dos iogurtes, dos ossos deles. Ele é o cálcio, ele é as análises, ele é as grípes, e os acidentes vasculares, e as vitaminas. Um despesão. Mas não acha? É horrivel dizer isto? Não acho. Uma injecção. Uma injecção e acabar com eles. Para que é que eles servem? Para nada, não é verdade? Eu sempre fui uma boa filha. Mas há limites.
Não acha?
*
Sinceramente
Graça Lobo (actriz)

*

É medonho, mas de facto vivemos numa sociedade em que cada vez se pensa mais assim.
Em que cada vez se ama menos. se tem menos tolerância, e menos respeito por aqueles que estão no limiar da idade..
Como podem haver pessoas tão desprovidas de emoções , para conseguirem abandonar aqueles que os puseram ao mundo, que os amaram e os acompanharam enquanto precisaram
Não se lembram que tambem ha-de chegar a vez deles....e depois como será?
(de certo vão desejar...a tal injecção)
*
maria loBos
Brisas mansas para todos****
*
Imagem net


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Torga


"Uns tem a sina de sonhar a vida,

Outros de a colher! "

*

Assim escreveu Miguel Torga
Pois eu desejo a todos os que estimo, que 2010, seja um ano para sonhar e colher.
Que colham muitos sonhos...e que nunca deixem de sonhar...
*
Um abraço ruim...que já estou quase boa :))
*
imagem net

sábado, 19 de dezembro de 2009

Por motivos de saúde



Porque a minha tété me pediu, venho dar a conhecer que o Parapeito
vai estar um tempo "parado".
Quando a minha mãe passar esta fase complicada da pneumonia,
ela vai de novo voltar aqui cheia de genica e ruindade
para a partilha dos vossos sentires. :)
A todos aqueles que vêm ao Parapeito quase desde do princípio,
Um abraço muito muito cheio de bem querer
e a todos os outros que aparecem por acaso,
um abraço também.

Dias cheios de calor Humano, porque está muito muito frio,
e um Natal cheio de afectos.

Até*

Lady-of-:)

domingo, 29 de novembro de 2009

Leva-me


.
Deixa que esta noite
eu seja o brilho nos teus olhos
partilha comigo a saudade
e deixa que o silêncio cure.
Ensina-me a sonhar o céu
*
Borealis in Aurora
*
Maridu...mais um ano nas nossas vidas.
Amor hoje vamos os dois ver o mar
tu levas- me....eu levo -te ...e o céu á nossa espera...

Aquele beijo ruimmm de bom que tu gostas*****
*
O poema é do meu Amigo Borealis..gosto do que ele escreve
Imagem net


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Reflexão


O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse.
- Qual é o gosto? – perguntou o Mestre.
- Ruim – disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e fossem a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e quando chegaram o jovem lançou o sal no lago.
Então o velho Mestre disse:
- Beba um pouco dessa água. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?
- Bom! disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal? perguntou o Mestre.
- Não disse o jovem.
O Mestre então, sentou-se ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
- A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de Ser copo para tornar-se um Lago.
*
(Pensamento Zen-Budista)
(foto Açores)
*
Brisas doces :) daquelas que engordam a alma ****

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Uma Flor Apenas


Uma flor apenas
e vermelha.
Tinha o sol nos cabelos
e lama nas raízes.
Alguém a plantara
numa terra velha
roida de varizes.

E nem assim finou.

Ervas sugam-lhe as veias
e as rajadas das areias
crestam-lhe a carne.

Mas nem assim murchou.

É uma flor
e o sol fê-la vermelha.
Isso bastou.
*
Fernando Namora
*
O prometido é devido :)
Gente boa...vamos todos ser flor.
Brisas mansas para todos*****

sábado, 10 de outubro de 2009

Andre Rieu (Love Theme From Romeo & Juliet)


*
Adoro escutar Andre Rieu...Esta é uma das que mais gosto...Já me fez "viajar" muitas vezes :)
Espero que gostem...experimentem fechar os olhos e sonhem :)
Um fim de semana cheio de brisas doces****

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Poema 6**



Onda que vais morrendo em nova onda,
mar que vais morrendo noutro mar,
assim a minha vida se desprenda e do meu sumo
escorra a vida para as bocas que se finam
de desejar.

Ó dia que vais escoando como os rios
e empalideces rostos e cabelos,
traze a palavra para a incerteza
dos que vagueiam à deriva;
a bandeira amarela se rasgue
e dos farrapos se gere outra cor.

Ó dia correndo e findando,
some-te lá no cimo da fraga
mas deixa que no teu rasto fique o sangue
anunciando a esperança noutro dia.

Sê como a onda que morre para outra começar.
*
Fernando Namora in Mar de Sargaços
*
Aqui deixo este poema do Namora ,
para uma pessoa que é muito especial para mim.
Acredita na força das novas marés...
Tu és onda...sempre a onda que começa!
Um abraço cheio de brisas mansas****

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Deixa o mundo girar



***
Vai aonde queres,
sê quem tu quiseres
Estende a tua mão ,
a quem vier por bem...
Deixa o mundo girar
para o lado que quer,
não o podes parar, nem tens nada a perder.
Estás de passagem.
Não o leves a mal se te manda avançar,
Talvez seja um sinal, que não podes parar.
Abre a porta , nao tenhas medo.
Tens um mundo inteiro para entrar...
*
Polo Norte
*
com esta musica ,deixo um recadinho para duas boas almas que conheço
e ficaram com mais um anito em cima :)
Bora lá viver...e como dizia Solnado: "Façam o favor de serem felizes"
Um abraço ruim de bom****

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dia do Amor


Hoje o pequeno Martim, virou- se para a mãe e perguntou-lhe:
Mãe ,existe o dia do amor?
Ela olhou para ele e disse-lhe :
O dia do amor pode ser quando tu quiseres,
deve ser todos os dias...
Então vai ser hoje o dia do amor...disse ele no cimo dos
seus seis anitos.
E assim hoje se instítuiu " O Dia do Amor"
Não sabiam pois não? :)
*
Podias ter pensado no dia da coca cola...do hamburguer...do gelado...
mas não...por isso Martim ,para ti este mimo .
Fica pois "decretado" dia 20 de Agosto como o Dia do Amor.
*
Dias cheios de Amor e brisas mansas*****
*
maria loBos
*
(imagem net)

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Pequeno Persa


É um pequeno persa azul
o gato deste poema.
Como qualquer outro,
o meu amor por esta alminha é materno:
uma carícia minha
lambe-lhe o pêlo,
outra põe-lhe o sol entre as patas
ou uma flor à janela.
Com unhas e dentes e obstinação
transforma em festa a minha vida.
Quer-se dizer, o que me resta dela...


Eugénio de Andrade
*
Tenho de dizer que escolhi este poema para colocar a foto da filhota com a pequena Marie.
Eugénio adorava gatos....Eu que sempre tive cães quando comecei a ter gatos, fiquei sem saber quais os que mais gostava.
Muitas pessoas olham-nos com desconfiança, achando que eles são falsos e que não conhecem os donos...Eu mesmo antes de os ter , usava muito uma expresão que a minha mãe dizia : "O cão procura-nos...o gato temos de o procurar"
Penso hoje que só não gosta de gatos, quem nunca os teve.
Este poema foi escrito para o pequeno Micky um gatinho por quem o Poeta sentiu uma ternura enorme e com quem partilhou dias e noites de cumplicidade, de alegrias e de silêncios.
*
Digam lá se não é ternura , confiança e cumplicidade o que se vê nesta foto!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Pastoral


Não há não,
duas folhas iguais em toda a criação
Ou nervura a menos, ou célula a mais,
não há de certeza, duas folhas iguais.
Limbo, todas têm, que é próprio das folhas; pecíolo algumas; bainha nem todas.
Umas são fendidas, crenadas, lobadas, inteiras, partidas, singelas, dobradas.
Outras acerosas, redondas, agudas, macias, viscosas, fibrosas, carnudas.
Nas formas presentes, nos actos distantes,
mesmo semelhantes, são sempre diferentes.
Umas vão e caem no charco cinzento,
e lançam apelo nas ondas que fazem;
outras vão e jazem, sem mais movimento.
Mas outras não jazem, nem caem nem gritam
apenas volitam, nas dobras do vento.
É dessas que eu sou.

*
António Gedeão
*
imagem net
*

sábado, 11 de julho de 2009

eu 1978

*
Hoje quando estávamos frente a frente
que pergunta inquietava os teus olhos
o que tinhas calado na tua alma?
hoje os teus olhos
brilhavam meios fechados
mas não me viam.
Que tinhas tu?
Sendo os teus olhos o espelho da tua alma ,
ela hoje não brilhava neles...


maria teresa
*
(imagem net)

sábado, 27 de junho de 2009

História...

*

"- Tu és uma gaivota. Nisso o chimpanzé tem razão, mas só nisso. Todos gostamos de ti, Ditosa. E gostamos de ti porque és uma gaivota, uma linda gaivota. Não te contradissemos quando te ouvimos grasnar que és um gato, porque nos lisonjeia que queiras ser como nós; mas és diferente, e gostamos de que sejas diferente. Não pudemos ajudar a tua mãe, mas a ti sim. Protegemos-te desde que saíste da casca. Demos-te todo o nosso carinho sem nunca pensarmos fazer de ti um gato. Queremos-te gaivota. Sentimos que também gostas de nós, que somos teus amigos, a tua família, e é bom que saibas que contigo aprendemos uma coisa que nos enche de orgulho: aprendemos a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente.
É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém diferente é muito difícil, e tu ajudaste-nos a consegui-lo.
És uma gaivota e tens de seguir o teu destino de gaivota.
Tens de voar. Quando o conseguires, Ditosa, garanto-te que serás feliz, e então os teus sentimentos para connosco e os nosso para contigo serão mais intensos e belos, porque será amizade entre seres totalmente diferentes.
*
"Hoje foi um daqueles dias...em que fui acordar livros que dormiam. "
História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar,
de Luis Sepúlveda foi um deles.
É a história do gato Zorbas. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de
morrer, o ovo que acabara de pôr. Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que faz nesse momento dramático:
não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. ..
*
Uma história cheia de beleza e ternura...que nos lembra o valor da verdadeira amizade , o saber respeitar o que é diferente e a importãncia de cumprirmos o que prometemos.
"Nunca se voa à primeira tentativa, mas vais conseguir. Prometo-te."
*
Se não conhecem a história...leiam por favor :)
Dias com brisas mansas****

terça-feira, 16 de junho de 2009

O que é preciso?


Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?
*
Não conheço o autor desta música...apesar de a ter escutado
várias vezes.
A ultima vez foi no metro ,quando ia para o emprego.
Um rapaz que andava de carruagem em carruagem a pedir esmola,
agarrado a um par de canadianas(muletas),
Notei que grande parte das pessoas evitava olhar para ele...e eu pensei para mim:
Será que estas pessoas, estão a pensar,
o que é preciso mesmo para ser feliz?
****
Um abraço para quem chega ao parapeito*

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Parabéns Filhó


...Um arco-íris deu cor ao mundo.
Um rouxinol veio do céu
e ensinou a cada Homem..
uma canção de paz...
E eu filha, nesse momento único,
dei-te ao mundo,
e chorei lágrimas doces de alegria
e gratidão,
por sentir que mais belo e perfeito,
que tal milagre.
Só tu!
*
*
O primeiro recadinho que escrevi para ti Filhó.
Sabes ainda te consigo ver assim como nesta foto,
ainda tens o mesmo sorriso...o mesmo ar doce...e a mania (feia) de apontar:)
Até mais logo bébé da mãe************
* foto da Ana com 3 anitos tirada pelo pai babado *

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O teu olhar


É nos teus olhos que eu percebo o quanto de mim se apagou.
É neles que eu percebo o custo das concessões
as vezes em que a mentira foi sacrificada
quanto é preciso dar para sonhar receber.
Os teus olhos fazem-me perceber
porque tive inocência nos meus.....
*
Borealis in Aurora
*
Um amigo que eu gosto de ler :)
*
(imagem net)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ofereci-te um caracol


Ofereci-te um caracol no teu dia de anos.
Quando içaste a bandeira obsequiei-te outro cor de pérola.
Uma tarde, quando me dei conta de que estavas triste,
mandei-te pela minha irmã um caracol das ilhas.
Há uns dias, deixei-te um par de caracóis de rio,dentro da tua carteira.
Ontem estive em tua casa e levei-te um caracol transparente,
tão belo e estranho que parecia feito de ar endurecido.
Mesmo assim, a tua mãe enfureceu-se comigo
e gritou que jamais queria voltar a ver-nos
- nem a mim nem aos caracóis que te ofereço constantemente
-Ela não compreende que eu simplesmente,
estava a fazer uma escada de caracol
para chegar a ti.
*
A Alegria de gostar...de Jairo Anibal Niño
*
E porque hoje faço anos
deixo a cada um de vós um caracol mágico,..
façam com ele uma escada de ternura
para chegarem ao pé de alguem que amam****
*
maria loBos****
*
(imagem net)

sábado, 16 de maio de 2009

Fazes-me um favor?


-Fazes-me um favor?
- Que tipo de favor?
- Guardas os meus aviõezinhos durante todo o recreio?
- Durante todo o recreio?
- Sim, que tu és o meu céu.
*
Jairo Anibal Niño
*
Sei de alguns velhos amigos que quando aqui chegarem,
vão gostar muito de ler este poema do Jairo.
Hoje deixo-o para ao novos amigos ...
aqueles que me acompanham desde o aparecimento deste meu ...nosso cantinho
*Um bom fim de semana cheio de brisas mansas
e que também vocês possam ser o céu de alguém...
Um abraço ruim de bom :)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Noite


Quando a noite chega
e tu desces sobre mim
feito brisa
Só quero ter vestido
o tule dos teus dedos.
*
maria LoBos
*
(imagem net)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ausência



Quando tu não estás...
fecho os olhos e recordo.
Sinto o nosso perfume na alvura das paredes.
Arde-me a pele por dentro num fogo azul violeta
que me consome e mantém acordada..
E assim te espero.
Quando chegas há em nós a energia de todas as marés vivas.
Antes de adormecermos lado a lado
beijas-me os olhos,
e eu Amor
acordo para outro sonho.
*
maria loBos
*
(imagem net)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Eis a Questão


*

*

"não há grandes poetas nem grandes poemas; há palavras que nos agarram no momento certo. só isso."

*
gil t. sousa
falso lugar/2004
*
:) Será? deixo ao vosso critério...
*
(imagem net)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Madrigal


Tu já tinhas um nome, e eu não sei
se eras fonte ou brisa ou mar ou flor.
Nos meus versos chamar-te-ei amor.


Eugénio de Andrade.


* Minha filhotinha nova...dezassete anitos!
Como o tempo voa...ainda me parece que foi ontem..
Lembro que quando eras bébé...desejava que crescesses depressa
para poderes seguir a tua vida...
Hoje dou comigo a pensar, como gostava que fosses
ainda bébé...como gostava de poder pegar em ti ao colo e manter o teu corpinho bem apertadinho junto ao meu...poder proteger -te...estar sempre presente...
Hoje és mais tu que me pega ao colo :)
mas sabes onde encontrar sempre a mãe...sabes que haja o que houver estou sempre contigo
e que vou sempre sempre amar- te.


Beijos doces para ti minha pipoca*******
(foto da minha Sarita tirada por ela )


sexta-feira, 3 de abril de 2009

Obrigada *




Obrigada a todos os que aqui deixaram as melhoras do Luis.
O pior já passou... já está em casa ...agora é uma questão de tempo...e de paciência.
É tambem tempo de reflexão..para pensar o melhor caminho a seguir...para perceber finalmente que o caminho se faz passo a passo...
Diz se que é com os erros que se aprende...não devia ser assim...Há erros que se pagam muito caro.
Desta vez o Luis teve sorte...A ver vamos se finalmente arranja tempo para viver com tempo...
A todos vós um abraço***

maria Lobos

Foto tirada pela filhota mais nova que herdou do pai o bichinho pela fotografia :)


terça-feira, 31 de março de 2009

ventos fortes


...Porque sei que alguns de vós tem estranhado o meu "silêncio"..
Venho dizer que ultimamente este Parapeito, tem sido varrido por fortes ventos...daqueles que deixam tudo virado de pernas para o ar.
Tenho o meu marido faz uma semana no hospital...já fora de perigo...mas o susto ainda está bem vivo.
A "saudável rotina" foi quebrada..agora mais do que nunca o tempo é pouco para as visitas ao hospital...o emprego...as filhas...tanto stresse meu Deus...o mesmo streess que levou o Luis a sofrer um inicio de A.V.C
Qiando voltarem de novo as brisas mansas...eu apareço no meu...vosso parapeito com outra disposição...

Dias cheios de cor e brisas mansas para todos vós...e por favor....Cuidem-se*
maria Lobos

sexta-feira, 13 de março de 2009

desamores



Tinha sido um belo dia de agosto.
O sol ja se preparava para dormir.
Finalmente conheceu -as...
Luisa exuberante...Manuela discreta
Luisa com andar de gazela...Manuela com passos contados
Luisa com riso safado...Manuela com sorriso catraio
Luisa dizendo : eu quero!...Manuela perguntando : eu posso?
Luisa...bebida que inflama...Manuela água que refresca...
E foi Luisa a "escolhida"...
Desejo.. loucura ...paixão...e finalmente amor...
Tudo parecia eterno.
Eram perfeitos..feitos um para o outro...diziam as pessoas...
Tudo é eterno enquanto dura ,e este amor durou 3 anos...
Luisa deixou de dizer: eu quero...para dizer: vou pensar.
Luisa cansou-se de o amar ...de o desejar.

Foi o pasmo...Não era possivel tanto amor acabar assim.
Só Manuela nao se espantou .
Tinha sido o muro dos lamentos e das confissões de ambos.
Hoje Ele olha para Manuela e pensa:
Porque não a escolhi a ela?
Manuela em segredo questiona:
Porque não fui eu a escolhida?
E os amigos...a familia de ambos não imaginando a drama do amor amordaçado,
que Ele e Manuela sentem crescer ,
comentam em surdina....

Das duas irmãs...valia mais ter sido a Manuela...
*
Há histórias de desamores assim....
E porque tenho braços grandes...um abraço para os três****
*
maria loBos
*
(imagem net)

domingo, 8 de março de 2009

Quem disse


Quem disse que esta ausência te devia? Quem pensou que esta denúncia se enganava?
Que um dia era pior que outro dia ,que à noite era melhor porque sonhava?

Quem disse que esta dor te pertencia? Quem pensou que este amor me perturbava?
Que o longe era mais perto se fugias, que o dentro era mais longe porque estavas?

Quem disse que este ardor te evidência? Quem pensou que esta pena me cansava?
Que calar era pior se te despia, que gritar era pior se te largava?

Quem disse que esta paixão me curaria? Quem pensou que esta loucura me passava?
Que deixar-te era paz porque corria, que querer-te era mau porque te amava?

Quem disse que esta paixão te espantaria? Quem pensou que esta saudade me rasgava?
Que tudo era diferente se te via, que o pior era saber que aqui não estavas?

Quem disse que esta ternura te devia? Quem pensou que este saber se enganava?
Neste langor crescente que crescia, neste entender de nós que cintilava?


Maria Teresa Horta
*
*
E deixo aqui o desejo...não para hoje...mas para amanhã... Um bom dia Mulheres:))
*
(imagem net)

domingo, 1 de março de 2009

Cartas de Amor*


...Este fim de semana aproveitei para ler um livro que a filhota "velha " comprou .No inicio um pouco desconfiada , acabei por chegar ao fim a gostar de ter lido.
De facto Álvaro de Campos tinha razão ao escrever : Todas as cartas de amor são Ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem Ridículas.
*
Eu gosto muito de cartas de amor ....daquelas muito ridículas :)
Para quem goste tambem de cartas de amor ,aqui deixo vários pedacinhos dalgumas dessas cartas.
***
...“Querida Mulherzinha: … Peço-te que não estejas triste; que olhes pela saúde e tenhas cuidado com as aragens primaveris; não saias sozinha – de preferência não saias de todo; tenhas a certeza absoluta do meu amor; que a tua conduta seja cautelosa, não só para a tua honra e a minha, mas pelas aparências. Não te zangues por pedir isto. Devias amar-me ainda mais por dar valor à tua honra… Que coisas tens feito? Tenho uma curiosidade natural por todas estas coisas. (Wolfgang Amadeus Mozart, 1756-17919, para sua mulher Constanze Weber)"
***
... Ó minha bem amada Eva, luz dos meus dias, luz das minhas noites, minha esperança, minha adorada, minha inteiramente amada, minha única querida, quando te verei? (…) Um beijo, meu anjo da terra, um beijo saboreado lentamente, e boa noite! (Honoré de Balzac , 1799-1850, para a Condessa Ewelina Hanska, sua amante e mais tarde sua mulher)"
***
..."naquela tinta vermelha com que os anjos escrevem cartinhas de namoro às estrelas… quem me dera escrever-te com uma pena assim, e com uma tinta igual – eu seria, pela primeira vez, anjo, e tu serias o que há muito és: estrela. (António Nobre, 1867-1900, a Cândida Ramos, de quem estava enamorado)"
***
...".meu Bebezinho, minha almofadinha cor-de-rosa para pregar beijos (que grande disparate!) Mando um meiguinho chinês. E adeus até amanhã, meu anjo. Um quarteirão de milhares de beijos do teu, sempre teu. Fernando. (Fernando Pessoa, 1888-1935, para Ofélia Queiroz)"
***
São muito mais as "Cartas de Amor de Grandes Homens" de Ursula Doyle...e todas elas Ridículas :))
**
(imagem net)